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O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, geralmente de origem genética, que surge na infância e pode acompanhar a pessoa por toda a vida. Ele se caracteriza por desatenção, hiperatividade e impulsividade.
Poucos sintomas, causando pequenos prejuízos sociais, acadêmicos ou profissionais.
Sintomas e prejuízos mais visíveis, mas ainda gerenciáveis com apoio.
Alta intensidade de sintomas, com impacto significativo nas atividades diárias.
O TDAH é considerado uma deficiência?
Embora o TDAH seja uma condição neurodivergente, não deve ser visto como uma deficiência incapacitante. A neurodiversidade é um conceito que reconhece que as diferenças neurológicas são variações naturais do cérebro humano. Estudos mostram que cerca de 70% das crianças com TDAH continuam a apresentar sintomas na vida adulta, o que pode impactar suas habilidades sociais e profissionais. No entanto, com o suporte adequado, indivíduos com TDAH podem ter uma vida plena e produtiva.
Quais são os principais sintomas do TDAH?
O TDAH é caracterizado por uma combinação de dois tipos de sintomas: desatenção e hiperatividade-impulsividade. Nem sempre o portador do transtorno apresenta todos os sintomas, e a gravidade pode variar.
Confira abaixo os principais sintomas do TDAH.
Para o diagnóstico de TDAH, esses sintomas devem estar presentes por pelo menos seis meses e serem inadequados para o nível de desenvolvimento da pessoa.
Como o TDAH impacta a vida de uma criança e adolescente?
O TDAH pode afetar várias áreas da vida de uma criança:
Dificuldade em prestar atenção, seguir instruções e concluir tarefas pode resultar em baixo desempenho escolar.
Comportamentos impulsivos e dificuldade em esperar a vez podem causar conflitos com colegas e professores.
Sentir-se diferente ou inadequado pode levar a baixa autoestima e frustração.
Além disso, crianças com TDAH são mais propensas a desenvolver outros problemas, como transtornos de ansiedade e depressão, devido às dificuldades constantes que enfrentam. A adolescência pode intensificar esses desafios, pois essa fase já traz naturalmente muitas mudanças emocionais e sociais.
Professores podem ajudar muito adaptando suas práticas de ensino para atender às necessidades dos alunos com TDAH. Estratégias como dar instruções claras e específicas, oferecer suporte adicional para organização e usar métodos de ensino interativos podem fazer uma grande diferença.
As causas exatas do TDAH ainda não são completamente conhecidas, mas incluem:
Hereditariedade é um fator significativo. Estudos indicam que o TDAH tende a ocorrer em famílias, com um alto índice de herança genética.
Exposição a toxinas, como chumbo, e uso de álcool ou tabaco durante a gravidez podem aumentar o risco de TDAH.
Alterações na estrutura e funcionamento de áreas cerebrais relacionadas ao controle da atenção e comportamento. Estudos de neuroimagem mostram que pessoas com TDAH podem ter diferenças na forma como certas áreas do cérebro funcionam e se conectam.
Como o TDAH é tratado?
O tratamento do TDAH é multidisciplinar e pode incluir:
• Medicação: Ajuda a controlar sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Os medicamentos mais comuns são os estimulantes, como a Ritalina.
• Terapia comportamental: Ajuda a desenvolver habilidades de organização, planejamento e controle emocional.
• Psicoeducação: Ensina a criança e a família sobre o TDAH e como lidar com os sintomas.
• Apoio escolar: Adaptações no ambiente de aprendizagem para atender às necessidades da criança.
Intervenções combinadas costumam ser mais eficazes, proporcionando uma abordagem completa e personalizada que atende às diversas necessidades da criança.
Conclusão: Como gerenciar o TDAH em crianças?
O TDAH é uma condição que pode ser gerenciada com o apoio adequado. Professores e pais desempenham um papel fundamental ao fornecer um ambiente compreensivo e estruturado para a criança. Com a ajuda de estratégias corretas, crianças com TDAH podem alcançar seu pleno potencial.
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