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    O que é o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)?

    O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, geralmente de origem genética, que surge na infância e pode acompanhar a pessoa por toda a vida. Ele se caracteriza por desatenção, hiperatividade e impulsividade.

    O TDAH é comum em crianças?

    Sim, o TDAH é um dos transtornos mais comuns em crianças. De acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), entre 5% e 8% das crianças no mundo têm TDAH.

    Sobre o Portal

    O TDAH pode variar em gravidade. Os graus são classificados como:

    01

    Leve

    Poucos sintomas, causando pequenos prejuízos sociais, acadêmicos ou profissionais.

    02

    Moderado

    Sintomas e prejuízos mais visíveis, mas ainda gerenciáveis com apoio.

    03

    Grave

    Alta intensidade de sintomas, com impacto significativo nas atividades diárias.

    O TDAH é considerado uma deficiência?

    Embora o TDAH seja uma condição neurodivergente, não deve ser visto como uma deficiência incapacitante. A neurodiversidade é um conceito que reconhece que as diferenças neurológicas são variações naturais do cérebro humano. Estudos mostram que cerca de 70% das crianças com TDAH continuam a apresentar sintomas na vida adulta, o que pode impactar suas habilidades sociais e profissionais. No entanto, com o suporte adequado, indivíduos com TDAH podem ter uma vida plena e produtiva.

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    Quais são os principais sintomas do TDAH?

    O TDAH é caracterizado por uma combinação de dois tipos de sintomas: desatenção e hiperatividade-impulsividade. Nem sempre o portador do transtorno apresenta todos os sintomas, e a gravidade pode variar.

    Confira abaixo os principais sintomas do TDAH.

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    Desatenção

    • Dificuldade em prestar atenção a detalhes.
    • Problemas para manter o foco em tarefas ou jogos.
    • Parece não ouvir quando falado diretamente.
    • Não segue instruções e não termina tarefas.
    • Dificuldade para organizar tarefas e atividades.
    • Perde objetos frequentemente.
    • Distrai-se facilmente.
    • Esquece-se das atividades diárias.

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    Hiperatividade e Impulsividade

    • Mexe mãos e pés ou se contorce na cadeira.
    • Dificuldade em permanecer sentado.
    • Corre ou sobe em locais inadequados.
    • Dificuldade em brincar tranquilamente.
    • Está em movimento constante, como se fosse "impulsionado por um motor".
    • Fala excessivamente.
    • Responde perguntas antes de serem concluídas.
    • Dificuldade em aguardar a sua vez.
    • Interrompe ou se intromete nas conversas alheias.

    Para o diagnóstico de TDAH, esses sintomas devem estar presentes por pelo menos seis meses e serem inadequados para o nível de desenvolvimento da pessoa.

    Como o TDAH impacta a vida de uma criança e adolescente?

    O TDAH pode afetar várias áreas da vida de uma criança:

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    Na escola

    Dificuldade em prestar atenção, seguir instruções e concluir tarefas pode resultar em baixo desempenho escolar.

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    Relacionamento

    Comportamentos impulsivos e dificuldade em esperar a vez podem causar conflitos com colegas e professores.

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    Autoestima

    Sentir-se diferente ou inadequado pode levar a baixa autoestima e frustração.

    Além disso, crianças com TDAH são mais propensas a desenvolver outros problemas, como transtornos de ansiedade e depressão, devido às dificuldades constantes que enfrentam. A adolescência pode intensificar esses desafios, pois essa fase já traz naturalmente muitas mudanças emocionais e sociais.

    Como identificar o TDAH em alunos na escola?

    Na escola, professores podem observar sinais como:

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    Dificuldade em seguir rotinas

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    Comportamento inquieto

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    Problemas para se concentrar em atividades

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    Esquecimento frequente de materiais escolares

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    Dificuldade em finalizar tarefas

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    Distrair-se facilmente com estímulos do ambiente

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    Dificuldade em manter-se sentado durante as aulas

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    Interrupções frequentes durante a aula, falando fora de hora ou se intrometendo nas conversas

    Esses sinais podem ajudar os professores a identificar uma possível necessidade de avaliação para TDAH, facilitando a busca por um diagnóstico e tratamento adequados.

    Aprenda mais sobre o diagnósticoLink Icon

    Aluno com TDAH. Como agir?

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    Adapte o ambiente: posicione o aluno longe de distrações

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    Estabeleça rotinas claras: use cronogramas visuais

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    Divida tarefas: proporcione pequenas metas e pausas regulares

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    Use recursos variados: ferramentas visuais e auditivas podem ajudar na concentração

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    Ofereça feedback positivo: reforce comportamentos desejáveis com elogios

    Professores podem ajudar muito adaptando suas práticas de ensino para atender às necessidades dos alunos com TDAH. Estratégias como dar instruções claras e específicas, oferecer suporte adicional para organização e usar métodos de ensino interativos podem fazer uma grande diferença.

    Quais são as causas do TDAH?

    As causas exatas do TDAH ainda não são completamente conhecidas, mas incluem:

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    Genética

    Hereditariedade é um fator significativo. Estudos indicam que o TDAH tende a ocorrer em famílias, com um alto índice de herança genética.

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    Ambiente

    Exposição a toxinas, como chumbo, e uso de álcool ou tabaco durante a gravidez podem aumentar o risco de TDAH.

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    Desenvolvimento do cérebro

    Alterações na estrutura e funcionamento de áreas cerebrais relacionadas ao controle da atenção e comportamento. Estudos de neuroimagem mostram que pessoas com TDAH podem ter diferenças na forma como certas áreas do cérebro funcionam e se conectam.

    Como o TDAH é tratado?

    O tratamento do TDAH é multidisciplinar e pode incluir:

    • Medicação: Ajuda a controlar sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Os medicamentos mais comuns são os estimulantes, como a Ritalina.

    • Terapia comportamental: Ajuda a desenvolver habilidades de organização, planejamento e controle emocional.

    • Psicoeducação: Ensina a criança e a família sobre o TDAH e como lidar com os sintomas.

    • Apoio escolar: Adaptações no ambiente de aprendizagem para atender às necessidades da criança.

    Intervenções combinadas costumam ser mais eficazes, proporcionando uma abordagem completa e personalizada que atende às diversas necessidades da criança.

    Conclusão: Como gerenciar o TDAH em crianças?

    O TDAH é uma condição que pode ser gerenciada com o apoio adequado. Professores e pais desempenham um papel fundamental ao fornecer um ambiente compreensivo e estruturado para a criança. Com a ajuda de estratégias corretas, crianças com TDAH podem alcançar seu pleno potencial.

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