TDAH Levado a sério
    Professora auxiliando um aluno com TDAH em sala de aula, aplicando estratégias pedagógicas inclusivas para melhorar a atenção e o desempenho escolar.

    Estratégias pedagógicas para ensinar alunos com TDAH

    Ensinar alunos com TDAH exige adaptações específicas. O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição que impacta significativamente o aprendizado e o comportamento de crianças, dificultando sua capacidade de manter a atenção, controlar impulsos e organizar seu tempo [1].

    Aproximadamente 3% a 5% das crianças em idade escolar apresentam TDAH, e professores podem adotar abordagens específicas para aprimorar o aprendizado desses alunos [2].

    Aqui, exploramos estratégias pedagógicas baseadas em evidências para apoiar o desenvolvimento escolar de estudantes com TDAH, promovendo um ensino inclusivo.

    1. Adaptação do Ambiente de Aprendizagem

    Segundo Barkley [3], a organização da sala de aula para reduzir distrações é essencial. Algumas práticas incluem:

    • Assento estratégico: Colocar o aluno perto do professor e longe de distrações.
    • Ambiente organizado: Manter o espaço com disposição previsível para facilitar a concentração.

    Essas práticas reduzem a impulsividade e criam um ambiente mais favorável ao aprendizado [4].

    2. Instruções Claras e Objetivas

    Alunos com TDAH se beneficiam de instruções diretas. Como destacam DuPaul e Stoner [5], instruções visuais e auditivas ajudam:

    • Uso de imagens e esquemas: Complementar orientações verbais com visuais.
    • Repetição e verificação: Pedir ao aluno que repita as instruções para garantir compreensão.

    Para mais orientações específicas para pais e professores, confira este guia completo.

    3. Divisão de Tarefas em Etapas Menores

    Dividir atividades longas facilita o aprendizado de alunos com TDAH. Segundo Miranda e Campos [6]:

    • Tarefas segmentadas: Dividir atividades maiores em partes menores com prazos específicos.
    • Intervalos regulares: Pausas curtas ajudam a manter o foco.

    4. Incentivo e Reforço Positivo

    Elogios e recompensas imediatas motivam alunos com TDAH. Como afirma Barkley [7]:

    • Feedback imediato: Fornecer feedback logo após a tarefa concluída.
    • Sistema de recompensas: Utilizar fichas ou pontos que possam ser trocados por prêmios pequenos.

    5. Uso de Recursos Tecnológicos

    Ferramentas como aplicativos de organização e plataformas interativas são eficazes:

    • Softwares interativos: Plataformas como Kahoot e Quizlet engajam por meio de gamificação.

    6. Rotinas e Estrutura

    Estabelecer rotinas previsíveis é essencial. Como Barkley [8] destaca:

    • Cronograma diário: Exibir o cronograma visivelmente.
    • Tempo extra para transições: Permitir um tempo maior entre atividades.

    7. Flexibilidade e Acompanhamento Personalizado

    Cada aluno com TDAH é único. Criar planos de ensino individualizados (PEI) e revisar periodicamente as estratégias contribui para o progresso do aluno.

    Essas estratégias, desde a organização da sala até o uso da tecnologia, facilitam o aprendizado inclusivo e ajudam alunos com TDAH a enfrentarem desafios com maior engajamento.

    Referências:

    1. AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-5). Arlington: APA, 2013.
    2. ROHDE, L. A.; MATTOS, P. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Porto Alegre: Artmed, 2019.
    3. BARKLEY, R. A. Attention-Deficit Hyperactivity Disorder: A Handbook for Diagnosis and Treatment. 4. ed. New York: Guilford Press, 2015.
    4. CONNOR, D. F. Journal of Attention Disorders, v. 20, n. 6, 2016.
    5. DUPAUL, G. J.; STONER, G. ADHD in the Schools: Assessment and Intervention Strategies. New York: Guilford Press, 2014.
    6. MIRANDA, M. C.; CAMPOS, G. P. Revista Brasileira de Psicopedagogia, v. 34, n. 3, 2017.
    7. BARKLEY, R. A. Attention-Deficit Hyperactivity Disorder: A Handbook for Diagnosis and Treatment. 4. ed. New York: Guilford Press, 2015.
    8. BARKLEY, R. A. Attention-Deficit Hyperactivity Disorder: A Handbook for Diagnosis and Treatment. 4. ed. New York: Guilford Press, 2015.

    Conteúdos que valem a leitura

    card image

    TDAH: perguntas e respostas

    Descubra respostas para as perguntas mais comuns e complexas sobre o TDAH, incluindo sintomas, tratamentos e outras informações essenciais.

    card image

    Filmes sobre TDAH que você precisa assistir

    Descubra 5 filmes sobre TDAH que retratam de forma emocionante e precisa o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Veja como o cinema aborda este tema importante.

    card image

    Leituras essenciais para entender o TDAH

    Descubra 5 livros essenciais que oferecem uma compreensão profunda e variada sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

    NEWSLETTER

    Envie seu contato e fique ligado nas principais notícias e artigos sobre o diagnóstico e tratamento do TDAH.

    Portal TDAH 2025. Todos os direitos reservados